Banho de Sol, Vitamina D e Ferro

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO BANHO DE SOL PARA O RECÉM-NASCIDO?

A exposição ao sol tem a função de promover a síntese de vitamina D pelo organismo, fundamental para a formação de ossos e dentes.

Além disso, no recém-nascido, atua diminuindo a icterícia, que é o acúmulo de bilirrubinas na pele.

QUANTO TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO SOL É NECESSÁRIO POR DIA?

São suficientes 10 minutos por dia, sempre antes das 10 da manhã ou após as 4 da tarde. Para ser eficiente a criança deve estar sem roupas ou apenas de fralda e não pode haver nenhum vidro entre o sol e a criança.

MESMO ASSIM É NECESSÁRIO SUPLEMENTAR A VITAMINA D?

Sim, em função da enorme importância da Vitamina D, independente da exposição ao Sol, a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta suplementar a vitamina D desde o nascimento até a criança completar um ano de idade.

E NO PREMATURO? A SUPLEMENTAÇÃO É A MESMA?

Não, no recém-nascido deve ser feito a suplementação com um Polivitamínico, ou seja, um complexo de vitaminas que engloba a vitamina D e diversas outras vitaminas.

ALÉM DA VITAMINA D, QUE OUTRAS SUPLEMENTAÇÕES A CRIANÇA PRECISA?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a suplementação de ferro para todas as crianças, a partir dos 3 meses, até 2 anos de vida.

E PARA PREMATUROS?

Também recomenda-se suplementar ferro, mas a dose é maior, e deve ser iniciada aos 2 meses de idade.

QUE OUTRAS SUPLEMENTAÇÃO O BEBÊ PRECISA?

O bebê que nasce a termo não precisa de nenhuma outra suplementação, além da Vitamina D e do Ferro. Ou seja, não há motivo para dar um Polivitamínico para os bebês saudáveis. Obviamente, há doenças onde são necessárias outras suplementações, mas a criança saudável não tem essa necessidade

CONCLUSÃO

O banho de Sol é fundamental para a síntese da Vitamina D e para diminuir as icterícia no recém-nascido. A vitamina D deve ser suplementada do nascimento aos 12 meses de idade. O ferro deve ser suplementado dos 3 meses aos 2 anos de idade. Os prematuros necessitam de um Polivitamínico e uma dose maior de Ferro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo